quinta-feira, março 05, 2009

Nada mais funciona como antes... ou "o neoliberalismo acabou"!

A crise é sistêmica e é a crise de uma forma de capitalismo que nós podemos, simplificadamente, chamar de neoliberalismo.  A prova é essa: a estratégia desenvolvida ao ,ongo dos últimos 30 anos e que funcionava agora dá resultados opostos.

Dois exemplos: 1) as empresas costumavam recomprar ações em momentos de grandes baixas. Isso diminuía o número de ações no mercado e garantia, com o mesmo lucro, um maior dividendo aos acionistas. Satisfeitos, estes demandavam mais ações da companhia, as ações subiam de preço, as agências de notação utilizavam os preços mais altos como sinal de menor risco de crédito e a empresa reduzia seu custo de financiamento. Na realidade, o único negócio mundial era acessar ao crédito o mais barato possível, os negócios reais sendo mera desculpa para esse objetivo. E agora, o que acontece com uma empresa que recompra suas ações? Elas seguem caindo, a empresa diminui seu caixa e se obriga a ir ao mercado, pagando juros ainda mais altos do que anteriormente. A roda gira ao inverso do que acontecia antes! 2) Os aplicadores faziam hedge utilizando contratos de derivativos para os mais diversos fins. Isso permitia diminuir o risco incorrido em um mundo incerto. Depois da crise, correlações antes estabelecidas quanto á direção da variação dos ativos se quebraram e, portanto, as estratégias de hedge deram resultados opostos em muitos casos, com os aplicadores incorrendo em pérdas elevadas.

A esse propósito, vale a pena dar uma olhada no artigo da excelente articulista do Financial Times  Gillian Tett. Ela realça que o mundo dos negócios agora anda às cegas, que os mapas e as guias se foram. é uma outra forma de dizer que o sistema que funcionou durante 30 anos, embora persista em sua forma, se tornou disfuncional. quem agir com a cabeça no mundo do passado terá surpresas extremamente desagradáveis, como já vem ocorrendo... é isso que significa a idéia de que o neoliberalismo acabou, não que as cabeças neoliberais morreram ou jazem envergonhadas na memória da História. Não, elas estão aí, arrogantes como sempre estiveram. Mas suas receitas não funcionam mais. Ou melhor, se constituem agora em caminho sem escalas para o mais completo fracasso. 

Link relacionado:



 

Nenhum comentário: