quinta-feira, março 19, 2009

O avanço das commodities

É importante ter em conta que o avanço das commodities verificado nesta quinta-feira, com o petróleo subindo cerca de 7%, se deu por considerações financeiras e não por desequilíbrios de oferta ou perspectiva imediata de reaquecimento da economia mundial. Ao contrário do que os mais dsavisados podem pensar, o movimento do FED é mais um episódio que mostra a gravidade da crise e a falta de efetividade dos remédios ministrados até o momento. 

E é um movimento de alto risco, pois pode deslocar o mercado de títulos públicos de longo prazo dos EUA, com o governo se tornando o principal comprador desses títulos (na verdade, emitindo moeda).  Se a as baixas de juros daí resultantes impulsionarem a economia significativamente, o FED ganha. Se a preferência pela liquidez for tão grande que mesmo juros mais baixos não reativem o crédito e a atividade econômica, o problema se desloca para a confiança no dólar, com consequências imprevisíveis. 

O avanço das commodities, em especial do ouro e do petróleo, nesse contexto, é mais um sinal de que a situação é bastante grave.

Link relacionado:



Nenhum comentário: