quarta-feira, março 11, 2009

Exportaçãoes chinesas caem 25,7%; superávit comercial diminui 88%

A economia mundial está bastante fraca. A prova é a magnitude da queda das exportações chinesas em fevereiro: 25,7% quando comparadas a fevereiro de 2008. O saldo comercial também diminuiu para 4,84 bilhões de dólares, bastante elevado em termos absolutos, mas reduzido frente aos mais de US$ 34 bilhões apurados no mesmo mês de 2008.
Ao mesmo tempo, a notícia dá conta de que os estímulos ficais começam a fazer efeito na economia chinesa, com os investimentos em ativos fixos crescendo acima do ano passado. A queda no saldo comercial indica uma manutenção das importações. São sinais de que se inicia o processo de substituição do eixo dinâmico do setor externo para o mercado interno, puxado pelos investimentos estatais. Precisamos acompanhar a extensão e o fôlego dessa mudança.
Algumas questões se colocam partir desses números: o que terá acontecido com o comércio dos demais países asiáticos? Qual a posição da China na reunião do G20? E, principalmente, qual o tamanho da queda da economia mundial nesse primeiro trimestre de 2009?
Link relacionado:

Nenhum comentário: