quarta-feira, março 25, 2009

Hummmm... Bond market inicia deslocamento+ o Geithner bate bem?

O terror dos Bancos Centrais engajados em esquemas de quantitative easing (emissão monetária, mais simplesmente) iniciou a se maniefstar hoje: o governo britânico não conseguiu compradores suficientes para as L$ 1,75 bns. Apenas 1,67 bns de libras encontraram compradores. É um sinal preocupante para a política de quantitative easing iniciada faz três semanas pelo Banco Central Inglês, uma vez que o objetivo de baixar as taxas de juros pode iniciar a ser comprometido.

Nos EUA, a notícia do mercado de títulos púlbicos também não é alentadora. "Investidores" não s e mostraram muito confiantes em um leilão de notas do tesouro dos EUA de 5 anos e aumentaram as taxas de juros, mesmo após a compra de títulos do tesouro de 7 anos pelo Federal Resrve, a primeira desde os anos 1960. Ou seja, os "mercados" estão agindo na contramão das intenções dos bancos centrais e, caso esse deslocamento se intensifique, estará aberta a possibilidade de uma crise monetária de imensas proporções.

No mesmo sentido, as palavras de Geithner respondendo ao artigo postado no Banco Central da China de que o mundo deveria se preparar para terr uma nova moeda de reserva que não o dólar, foram simplesmente desastrosas. Geithner afirmou ao Council of Foreign Relations que essa era uma idéia "a ser apreciada". Vejam bem, eu nem havia postado essa ideia chinesa no blog por que pensei,"tá, mais uma manobra política retórica antes do G20". Geithner levou a sério! Segundo o Telegraph, Geithner "has shocked markets". O dólar caiu. E não é para menos. Depois se retratou, claro... mas o estrago está feito. 

Obama, tira esse cara, agora, please, e faz um teste de sanidade mental nele... 

Links relacionados:

Nenhum comentário: