Nicholas Taleb odeia economistas. Não dá para tirar dele a razão, uma vez que ele pensa de modo não convencional. Autor de um best-seller financeiro lançado no Brasil nesse ano, Taleb popularizou a expressão "black swan" em referência à eventos que não podem ser previstos, mas podem ocorrer. Em realidade, Taleb trabalha a conhecida idéia de incerteza versus risco e demole (uma vez mais) a teoria dos mercados eficientes e a noção de expectativas racionais, as quais estão(avam) na base das recomendações da macroeconomia "contemporânea". Isso explica a aversão dele pelos economistas: como alguém pode acreditar em tamanhas baboseiras que não convenceriam nem uma criança de dez anos em pleno uso das faculdades mentais?
Taleb acha que a débâcle financeira não é um black swan, ou seja, era um evento relativamente previsível. Para ele, o verdadeiro cisne negro será sair dessa fria evitando o pior. Ele sabe o que diz.
Veja a entrevista de hoje de Taleb à Bloomberg: http://www.bloomberg.com/avp/avp.htm?clipSRC=mms://media2.bloomberg.com/cache/vmMd4PSxEKeE.asf
Nenhum comentário:
Postar um comentário