![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvMeNP2FBpFochfy_9J4QZmRGa276guZJ9Z0hQtN0G4Sg674NtmFbfAKBFRcHHO0b2wMzjehkfdB3stNFAHzQRNy1k9ollZCpS23YwVT1Ap7T5yrHOlYvmKlNQSYSaPR7iqNP7/s320/Multiplicador+monet%C3%A1rio.png)
Isso está ocorrendo em maior ou menor grau em todo o mundo: preferência pela liquidez. Por isso os governos podem criar moeda "substituta" sem risco inflacionário. O problema é que essa moeda adicional também não consegue estimular a economia!
Bernanke deve estar se jactando junto ao Congresso de queo pior já passou devido à perninha ascendente ao fim do gráfico. No entanto, o clima atual acentua a incerteza e a desconfiança frente ao futuro faz com que todos fiquem mais receosos para acelerarem gastos/créditos. Qualquer melhoria da situação econômica nos EUA depende de uma contínua recuperação da velocidade da moeda. Trata-se de um jogo entre as ações governamentais expansivas e as forças deflacionárias poderosas, as quais, até o momento, estão ganhando de goleada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário