A Polônia está descobrindo algo que o Brasil conheceu em outubro de 2008: que pequenas e médias empresas foram aconselhadas pelos bancos para apostarem na valorização "sem risco" da moeda local com a venda de opçõs cambiais, as quais, com a desvalorização do zloty, se mostram agora "tóxicas".
Alguma semelhança com Aracruz, Sadia e Votorantin, etc.? No entanto, ao que parece, na Polônia a prática se generalizou devido a agressividade dos bancos locais e não apenas empresas exportadoras aderiram ao esquema, mas também empresas que operavam unicamente na moeda local. Agora, várias enfrentam perdas que podem acarretar o fechamento dos seus negócios... e, apra comlicar mais ainda a situação dos bancos, o governo polonês se prepara para editar uma medida cancelando a validade desses contratos... Certamente, todo esse imbroglio levará a uma deterioração ainda maior no valor da moeda polonesa, realimentando o ciclo. O sistema se demancha.
Enquanto isso, na Ucrânia o PIB vem caindo a taxas de 20% ao ano, com a moeda (não sei como se chama) tendo se devalorizado 40%. Obviamente, o default de sua dívida externa é iminente.A União Européia busca formas de "ajudar" o vizinho, mas as dificuldades para alocação de recursos suficientes são imensas.
Nessa região, a situação ficará Russa... quem viver, verá!
Links relacionados:
Um comentário:
Amiable brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.
Postar um comentário