quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Martin Wolff está bem assustado... Roubini também...

Interessante a coluna de Martin Wolff sobre Davos... Ele coloca corretamente que a solução tem de vir dos EUA... Ele diz que a estratégia de Obama tem de rapidamente solucionar os problemas das instituições financeiras dos EUA e trazer um plano que enquadre o resto do mundo. Está difícil, ele reconhece. Mr Wolff está pessimista com o que vê. Dadas as notícias sobre as discussões quanto ao plano de resgate financeiro norte-americano, essenciais para os EUA e economia mundial, ele tem razão.
Roubini tem um post ontem na mesma linha, dizendo que as chances dos EUA sofrerem uma estagnação à la japonesa vem aumentando. Ele propõe que o plano norte-americano tem de ser de choque, envolvendo a liquidação das instituições financeiras insolventes. O que tem vazado até o momento vai na direção de uma postergação da solução desse problema. Tanto o plano de criar um bad bank sob comando estatal no qual as instituições insolventes possam depositar os ativos tóxicos quanto a idéia mais recente de uma garantia estatal para os ativos tóxicos apenas empurram o problema para mais adiante. Isso foi feito no Japão com resultados desastrosos.
Fica a questão: se Obama com sua legitimidade não consegue confrontar os interesses da atual elite dirigente de Wall Street, quem conseguirá? A economia sempre foi e sempre será política acima de tudo...
Links para os artigos:

Nenhum comentário: