segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Descrédito total


Há um certo cansaço no ar... em pleno carnaval, se poderia pensar na Bahia ou Olinda; mas, em realidade, esse cansaço se manifesta hoje em Wall Sreet. Cansaço em acreditar que o pior já passou, cansaço em acreditar que as medidas do governo podem resolver algo. Essa mesma situação de descrença foi vista pela última vez em 1987... podemos estar perto de uma capitulação nas bolsas, na medida em que sucessivos "esquemas", anunciados convenientemente em horas críticas, não permitiram até o momento a ocorrência de um crash de proporções épicas. Entretanto, a retirada de coelhos na cartola de parte do FED e do Tesouro (facilitação da política monetária, esímulos fiscais sucessivos TARP, garantias, injeção de capital, etc...) não parece convencer mais.
Nessa segunda-feira, tudo foi tentado para devolver a "confiança" aos especuladores (não haverá nacionalização, novo plano, ajuda aos bancos ingleses, etc...) , mas o blefe não está durando nem mesmo o tempo de um pregão completo (ver gráfico parcial com a cotação do índice Dow Jones entre sexta-feira e segunda-feira). A bolsa norte-americana pode até se recuperar hoje até o final de seus negócios, isso não se sabe até o momento e, nesse mercado, tudo é possível. Mas, mantenho a aposta com cada vez maior convicção: como previsto, no mercado de capitais, a despeito das opiniões cor-de-rosa de início de ano, 2009 deve repetir 2008. Se tudo correr bem!
ps: instantes após eu screver essa nota, Obama vai mais uma vez se manifestar sobre economia. É incrível, mas, desde o início da crise, toda a atuação do governo norte-americano foi pautada em timing e escopo pela tentativa de "recuperar" o mercado acionário. Ora, a crise não é uma crise bursátil. Com essa compreensão sobre o que é essa crise, suas causas e consequências, não pode funcionar!
ps2: Obama falou sobre a política fiscal prometendo reduzir o déficit à metade durante seu mandato. Com a atividade em queda, vai taxar os mais ricos? E quem são hoje os mais ricos, dado que os ativos estão se indo? Essa seria uma mágica e tanto...

Nenhum comentário: