segunda-feira, novembro 15, 2010

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: Euro em risco? Irlanda forçada a aceitar resgate europeu.

Para Ambroise Evans Pritchard, o conservador analista financeiro do Telegraph, a situação europeia está escapando ao controle graças aos erros da ECB. E da insistência dos governos centrais em propugnar a mistificação moralista do ajuste fiscal como uma possibilidade para países que não mais conseguem sustentar os custos de suas dívidas, tanto no setor financeiro, quanto nos setor corporativo privado. E isso acaba tornando irrelevante qualquer ajuste que possa promover o setor público, a despeito do discurso de austeridade... 

Os outros epísódios desde 2007 (subprime, Lehman Brothers, Grécia, para citar os mais importantes) mostram que o custo da inação é sempre pago com juros estratosféricos no calor da batalha: não há como deixar de resgatar o sistema financeiro pois o risco é sistêmico, portanto, compartilhado por todos os envolvidos. O tempo apenas aumenta a fatura a ser paga pela sociedade. No caso europeu, ainda veremos muita luta sobre em quem recairá o custo da brincadeira de imitação dos "dinâmicos" norte-americanos chamada "globalização financeira". Jogo pesado.

O Guardian mostra que Portugal e Espanha estão pressionando o governo irlandês a aceitar o resgate europeu antes que seja tarde. A Irlanda sabe que o caminho é sem volta e que a tranquilidade vai durar apenas mais alguns meses e tenta garantir um financiamento compartilhado permanente para seus bancos falidos, cujas perdas estão apenas iniciando a serem contabilizadas... É possível que o dia 16 amanheça já com as tratativas avançadas. Editorial do mesmo jornal avisa que o governo irlandês está lutando para manter algo que já perdeu: sua soberania econômica. Já disseram isso da Argentina antes, não lembram? Mas, reconheço que a situação da Irlanda é bastante mais delicada e complexa... Vejam bem o tamanho da encrenca.

Links relacionados:

Nenhum comentário: