terça-feira, novembro 09, 2010

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: China aperta o controle sobre ingresso de capital externo... Brasil próximo da fila?

A reação dos governos mundiais à intenção explícita da Federal Reserve de monetizar o incremento da dívida interna norte-americana nos próximos meses (ou seja, compara títulos da dívida dos EUA) aumentando a já enorme liquidez no mercado internacional de divisas têm sido no sentido de ampliar os controles sobre a entrada de capital externo.

Após a Coréia ter anunciado medidas no sentido de limitar a entrada de dólares, agora a China, que já possui um dos sistemas de controle mais fortes do mundo, anuncia medidas complementares visando tapar os buracos que a imaginativa atuação dos aplicadores externos vêm explorando para promover o ingresso de capital de curto prazo no país. Isso inclui uma maior supervisão sobre fundos de bancos chineses no exterior. Ao mesmo tempo, serão monitoradas as contas dos bancos do país para que o volume de reservas em dólar não caia de um dia para o outro, entre outras medidas.

O Brasil também parece pronto, após o G20 dessa semana, a ampliar medidas de controle da entrada de capitais estrangeiros de curto prazo. É fundamental, dessa vez, exigir uma "estadia mínima" do capital no país (quarentena) e limitar as possibilidades de aplicações externas em bolsa de valores, com o retorno da cobrança de imposto de renda sobre os ganhos do capital estrangeiro. É quase certo que a reunião do G20 apenas aprofundará as divergências quanto ao tema, restando as soluções individuais de auto-defesa aos países alvo desses capitais que procuram sair do dólar.

Vale o ditado: antes tarde... Voltaremos a esse tema com detalhes em breve.



Nenhum comentário: