Hummmm... parece que a Quantitative Easing de Bernanke não está funcionando muito apropriadamente... A curva de rendimentos está inclinando perigosamente, com os juros para os títulos de 10 anos ultarpassando àqueles pagos para os títulos com prazo de 2 anos. O mercado está testando a disposição do governo em aumentar seu endividamento.
Ao mesmo tempo, os estados norte-americanos caminham a passos largos para a insolvência. A Califórnia está cortando o orçamento dos programas de emprego e dos serviços de saúde e educação para os mais pobres, dada a dificuldade apresentada pelo elevação de seus déficits. Vem muito mais nessa área ainda em 2009, sendo esta uma das fontes potenciais de prejuízos para o sistema financeiro. Aliás, trata-se de uma boa demonstração do modus operandi do Estado neoliberal: subsídios e resgates para os mais ricos e cortes no orçamentodos serviços para o mais pobres, exatamente conforme a cartilha.
Se os juros de longo prazo, que são determinados pelo mercado, dispararem nos EUA, a depressão será uma certeza e não mais uma possibilidade. Fato para ser acompanhando atentamente.
Links relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário