sexta-feira, março 13, 2009

China se prepara para uma desvalorização de seus ativos nos EUA

É uma situação engraçada. De tempos em tempos aparecem declarações que dão a entender que aChina sabe, lá no fundo, que vai ter que aceitar uma desvalorização dos ativos que têm junto aos EUA. Vejam a declaração de Wen Jiabao, o primeiro ministro chinês, como é sintomática:

"We have lent a huge amount of money to the United States,” Mr Wen said. “Of course we are concerned about the safety of our assets. To be honest, I am a little bit worried. I request the US to maintain its good credit, to honour its promises and to guarantee the safety of China’s assets.”

Ele se diz "preocupado" com a segurança dos ativos e espera que os EUA mantenham seu crédito. No fundo, eles não têm onde botar esses recursos e isso garante a manutenção dos fluxos de capital em direção aos EUA. Mas dão a entender que estão vendo que a situação está se deteriorando. O jogo está cada vez mais arriscada. Para os dois lados, mas, nesse caso, o devedor tem mais poder do que o credor. Caso a relação se torne insustentável, a China leva a pior. E já parece conformada.

Link relacionado:

Nenhum comentário: