domingo, março 22, 2009

Além das eleições: o filme

Recebo a recomendação do colega Adalmir Marquetti, autor de um importante livro sobre o Orçamento Participativo e experiências similares ao redor do mundo.  

Sem novas formas de participação política, que explore de forma invoadora o potencial das novas tecnologias de informação, nunca teremos controle efetivo sobre a ação do Estado.  É fundamental uma reinvenção da democracia, uma vez que sua forma representativa está falida no mundo inteiro, como mostram os episódios da eleiçao de Lula no Brasil e, mais recentemente, de Obama nos Estados Unidos. Estes, apesar de representarem avanços inequívocos frente ao passado, não conseguem (nem querem) alterar significativamente a forma de funcionamento institucional e as estruturas de poder que comandam seus países. O mundo vai passar por transformações e essas somente serão positivas para a maior parte da população se contiverem a possibilidade de novas formas de participação democrática, mais importante ainda em um momento em que o agravamento das desigualdades e a falta de oportunidades podem ( e irão) reviver, em escala global, "tentações" autoritárias em nome de uma "volta à oredem" que beneficie apenas a elite da elite mundial.  

Nesse sentido, vale ver o documentário "Além da eleições",  sobre as experiências latino-americanas de participação popular e seus resultados na última década. Muito falta fazer no sentido de aprofundar a participação popular na política, preferencialmente com o uso inovador de novas tecnologias para esse fim. Quando o Brasil dispõe de mais celulares do que habitantes, por que ainda não trilhamos esse caminho e esse tema é tão pouco debatido?

Link para o filme "Além das eleições":
 

Nenhum comentário: