terça-feira, fevereiro 03, 2009

Modelo japonês

O Japão é o país mais afetado até o momento pela crise financeira global. A produção industrial vem caindo cerca de 10% mês contra mês e já totaliza mais de 30% de perdas, o que faz com que o total produzido nos últimos 12 meses esteja ao mesmo nível de 1983! A produção de automóveis vem liderando a queda, devendo se reduzir à metade em 2009 frente ao ano passado.
O modelo japonês de produção industrial foi vitorioso e copiado no mundo inteiro, o que retirou a vantagem competitiva das empresas japonesas. Isso ocorreu em conjunto com a hegemonia financeira a partir dos anos 1980. O próprio sucesso chinês foi construído como uma extensão internacional desse modelo.
A derrocada da globalização financeira não significará o insulamento da produção e uma nova forma de relacionamento entre capital e trabalho, com uma nova organização produtiva? As relações entre o finanças e produção e seu impcato são uma das consequências menos discutidas das trasnforamações a economia mundial após os anos 1980. Seu desconhecimento não permite soar o alarme quanto às consequências da crise sobre a localização e o modo da produção mundial. O Japão talvez seja centro dessas mudanças. O que funcionava antes, talvez agora dê um efeito contrário. Afinal, a idéia central do ponto de vista da acumulação do capital não era liberal capital imobilizado era permiti-lo girar mais rapidamente? Pois bem, nesse momento esse caital "excedente" está sendo destruído com a desalavancagem do sistema financeiro.
A notícia detalhada sobre a economia japonesa pode ser vista em

Nenhum comentário: