sábado, abril 11, 2009

Esperem uma enorme volatilidade nos mercados de capitais

Excelente artigo nos mostra que a desalavancagem atinge de forma consistente os chamandos fundos quantativos de hedge, ou seja, aqueles que baseiam sua operação em ordens de  compras e de  vendas dadas por modelos e operadas automaticamente. Isso é importante por que grande parte das operações em bolsa são realizadas a partir desses comandos.  

A redução no volume de operações tem permitido uma grande manipulação nos mercados recentemnte, sem que a liquidez efetiva tenha voltado. Ao contrário, ela está secando. Nessas circunstências, na medida em que a relaidade se imponha e as profecias auto-realizadoras deixem de funcionar, o mercado acionário estará cada vez mais propício a enormes reviravoltas, tanto para cima quanto para baixo, dada a escassez progressiva de liquidez e a saída de agentes cada vez mais importantes do mercado. Com isso, os custos de realização das transações e expulsam cada vez um maior número de participante do mercado. 

Sem dúvida, os bagholders finais  serão os peixes miúdos, com suas esperanças de neriquecimento fácil estimuladas mpor uma mídia financeira irresponsável e, por vezes, criminosa.

Link relacionado:

Nenhum comentário: