quinta-feira, fevereiro 11, 2010

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: Vencedor moral?

O resgate da UE pra os gregos mais se parece a um presente de grego: estão dando "apoio moral" às medidas de ajuste fiscal do governo grego. Se comprometem, em caso de agravamento da situação, a tomarem medidas concretas, desde que o governo grego tenha implementado um plano de ajuste crível.
Eessa história toda parece, para nós brasileiros, aquela conversa da Copa de 1982, ainda hoje de má memória: o Brasil foi o "vencedor moral" da Copa. Não ganhou, mas merecia ter ganho. Os gregos não levaram nada, mas tem o "apoio moral" da União Européia. Para agirem direitnho.
No futuro veremos do acerto dessa inação em um contexto onde os rastilhos da desconfiança já se espalharam à Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. Num mundo que conta com a pesença de aproximadamente 10.000 hedge funds alavancados, não agir é um convite para maiores turbulências "lucrativas" no futuro próximo. E a economia realizada pela recusa do bail-out aos gregos pode se transformar em mais um gigantesco prejuízo a ser atacado de urgência no futuro, em um filme já reprisado dezenas de vezes.
Links relacionados:

Nenhum comentário: