sexta-feira, maio 22, 2009

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: dólar em queda, ouro em alta




Ao mesmo tempo em que o dólar vem perdendo força, o ouro tem subido com alguma volúpia no mercado internacional. As notícias de que a S&P poderá retirar a nota AAA do rating soberano do Reino Unido realimentou os temores de que o mesmo possa vir a ocorrer com a dívida norte-americana (ver link com a opinião do insider Bill Gross). Isso tem alimentado uma fuga do dólar, anto por aversão ao risco (nesse caso o ouro sobe), quanto por motivos especulativos (nesse caso o real brasileiro valoriza, por exemplo).

Embora a hipótese de um default clássico seja um despropósito para o caso norte-americano (basta imprimir dólares se necessário), o valor futuro da moeda norte-americana pode ser  questionado com propriedade.  

A evolução natural da crise, em caso de sua continuidade,  é para uma crise do sistema monetário internacional. Essa não parece iminente nesse momento, mas os desequilíbrios têm se acumulado perigosamente ao longo dos dois últimos anos (ou seriam dos últimos 30 anos?). Chegaremos lá?

Links relacionados:

Nenhum comentário: